segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Literatura Realista

Leitura e comentários sobre obras da Literatura Realista no Brasil

* Atividade da Profª Angelita Marinho _ Língua Portuguesa;
* Para as turmas: 2º A, B, C e D.
* Postar um comentário sobre o livro literário lido;
* Valor da postagem: 1,0;
* Data limite para postagens: 15/09/2011.


A literatura do Realismo reflete a realidade da segunda metade do século XIX nas produções literárias. Os autores desse período procuraram seguir a tendência filosófica do Positivismo, ao observar e analisar a realidade e ao reproduzi-la fielmente. 

Ao contrário do Romantismo, fase literária anterior, os escritores realistas não expressavam subjetividade na linguagem, assumiram uma postura cientificista em relação aos fatos reais. 

As características da literatura realista se contrapõem com as românticas. Os cenários passaram a ser urbanos e o ambiente social passou a ser valorizado ao invés do natural. 
O amor e o casamento, os quais eram elementos de felicidade no Romantismo, transformaram-se em convenções sociais de aparência. 

Não houve uma idealização da figura masculina como herói e sim uma exposição do homem que trabalha e que luta para sair de uma condição medíocre. 
O próprio nome deste período fala a respeito de sua característica mais marcante: a realidade. A contemporaneidade é um atributo dos autores do Realismo que se preocupavam com o momento histórico, com o momento presente da sociedade em seus contextos políticos e econômicos. 

As personagens criadas foram baseadas em pessoas comuns encontradas no cotidiano dos escritores, com suas obrigações diárias condicionadas a fatores de raça, de clima, de classe social. 

A linguagem no Realismo é mais simples, sem preocupações estéticas exacerbadas, de modo a abranger um público maior. 

O início da literatura realista se dá com a publicação de Madame Bovary de Gustave Flaubert, na França, o qual é um espelho da realidade burguesa da época retratado na figura de uma mulher de classe média. No Brasil, Machado de Assis inicia os ideais do Realismo com Memórias Póstumas de Brás Cubas, o qual se trata de um romance psicológico, cuja personagem principal é Brás Cubas, um defunto-autor que expõe ao leitor suas experiências pessoais.


Obras literárias:



Dom Casmurro


O Cortiço


O Alienista


Memorial de Aires


Helena

73 comentários:

  1. Livro: Dom Casmurro
    Aluna: Anna Gabriela Serie: 2 ano "D"

    O livro Dom Casmurro é o romance realista de Machado de Assis, mais lido pelo publico que curte esse tipo de leitura, já que nele encontramos discussões e mistérios, pois o livro retrata a história de Bentinho, que cria evidencias em sua mente, de que Capitu havia traído-o com seu melhor amigo.
    O livro que é rico em detalhes é narrado em primeira pessoa o que é muito bom, pois prende o leitor na obra e é mais fácil de ser compreendido.

    ResponderExcluir
  2. murilo henrique nunes dutra. 2ºD8 de setembro de 2011 às 11:25

    O livro em que tive a oportunidade de ler,foi o livro memorial de aires,na qual contava a história de dois jovens que contou tudo sobre eles, as alegrias e tristezas do casal.Foi um livro bem dinânico,que os leitores tem a capacidade de se aprofundar no romance,conhecer os personagens,se encantar com a história até mesmo viajar nela como se fosse real.

    ResponderExcluir
  3. Tulio Silverio 2 º Ano D8 de setembro de 2011 às 11:33

    O livro ´´Memorial de Aires`` se passa na epóca da escravatura,no Rio de Janeiro,e também na Europa.O romance é narrado por Aires, e se mostra como se fosse um diário,onde é narrada a históiria de Tristão e Fidélia,e seus laços com o casal Aguiar.
    É um livro interessante que se segue em uma serié de acontecimentos,que causam curiosidade ,e fascinio,explica minunciosamente os fatos,o que o torna um pouco intediante,traz em seu roteiro,amor,amizade,sofrimento,e amor fraternal.

    Tulio Silvério.

    ResponderExcluir
  4. Poliana T avares Machado 2 D8 de setembro de 2011 às 14:03

    titulo: dom casmurro

    Dom Casmurro é um livro muito interessante e,com certeza,um dos mais famosos e polemicos livrosde Machado de Assis.
    a sua riqueza em detalhes as vezes o torna cansativo,porém,sua evidente conversa e interação com o leitor prende a atenção e instiga a curiosidade.
    o livro deixa um grande mistério:Capitu traiu ou não traiu Bentinho?Bem,a personagem principal ,Bentinho,é muito controverso e pouco confiavel,apos amorte de seu amigo ele começa a ter delirios e atentar juntar evidencias que não existem contra Capitu,a fim de convencer o leitor a olhar os fatos atraves de sua visão distorcida.

    ResponderExcluir
  5. Título: Dom Casmurro

    Surpeendente é como descreveria este livro. Agora entendo porque mesmo depois de cem anos Machado de Assis ainda é um dos maiores escritores.
    Confesso que nao tenho hábito de ler, mas ao começar a leitura de Dom Casmurro nao consegui desgrudar do livro ate o fim. E mesmo agora ainda nao sou capaz de ter certeza da paternidade de Ezequiel.
    Machado de Assis mostra seu total talento em descrever fatos com tal claridade e realidade que nos leva para dentro da historia com os olhos de um "Casmurro", um velho solitario que parece nao estar sensivel a sentimentos.
    Recomendo este livro a quem gosta de uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  6. lIVRO : Memorial de Aires

    Em Memorial de Aires, Machado de Assis atinge uma grande preocupação com climas, ambientes, situações existenciais sutis e delicadas. Já o narrador do romance, como Machado de Assis, segue interessado em investigar a fundo o caráter e a psicologia complexa dos personagens.

    ResponderExcluir
  7. Livro: Dom Casmurro

    Machado de Asis faz no romance um fato inacreditável em sua narrativa. Ele cria um narrador que afirma algo ( Traição) e o leitor não consegue decidir se ele está mentindo. A obra é um romance, é narrado em primeira pessoa por Bento Santiago que escrece a história de sua vida.

    ResponderExcluir
  8. KARLA GABRIELA 2°D
    Livro:Memorial de Aires

    Assim como todas as obras de Machado de Assis memorial de aires tem um contexto cheio de palavras com varios significados e retrata o amor e a realidade daquela epoca politicos que se odeiam a quem sua familia nao podem misturar amor impossivel, decepçoes, perdas e o recomeço de vidas, novos amores e amigos, reconciliaçoes e um livro otimo que nos faz imaginar os acontecimentos e ter curiosidade de suas palavras de duplo significados.

    ResponderExcluir
  9. Aluna:Dayany Lopes " 2 ano D"
    Livro:Helena

    A história do livro é bem interessante, pois aborda as questões ligadas a ambição, aos laços familiares e aos sentimentos das personagens. O autor soube colocar características próprias a cada personagem,como é o caso de Helena, a quem ele atribuiu simpatia, inteligencia e até uma certa ingenuidade e a Estácio um rapaz que respeitava a família e que adorava ler.

    ResponderExcluir
  10. O ''Cortiço'' Aluízio Azevedo
    Esse livro contém uma linguagem popular (direta sem rodeios),caracteristicas do Realismo; personagens patológos, sem romances (romantismo), morte, brigas, adultéreo, e etc...
    É uma história enteressante, retrata o convivío dos portugueses e brasileiros, trabalhadores.


    Juliane Silva Mello
    2° ''C''

    ResponderExcluir
  11. O cortiço
    Eu achei que o joão Romão teve um grande inresponsabilidade quando mentiu para a sua esposa.E quando ele invetou o cortço roubando as coisa dos outors,isso e feio pois, as pessoa tem que comtrui as sua coisa com o seu proprio suor....
    Aluna: Dayane Braga
    2 ano "C".

    ResponderExcluir
  12. O cortiço
    Eu conclui que o livro do cortiço e muito interesante apesar de ter um fm que niguem entendeu mas a historia e bem bacana.
    Aluna :Patricia Pereira
    2 ano C

    ResponderExcluir
  13. O Cortiço
    Aluna: maria da gloria souza dos santos
    O que eu achei do livro sobre o cortiço eu tenho duas opinião do que eu gostei e que eu não gostei.
    O que eu gostei foi de ler o livroe espera mais alem conclusão ficar na expetativa de ter um final feliz,mas foi o contrario pois e ruim foi que a pessoa que eu mais esperava ter um final bom teve um tragica morte.
    2 ano C

    ResponderExcluir
  14. " O cortiço"
    E um livro muito tenso, ele te prente,para voce ler tudo para chega na final .Um final sem sentido ,mais vale para ver que a gente tem que dar valor mas coisa que temos.
    Mais eu falo ele e otima companhia.
    Aluna :tatiany alves ponciano
    Serie:2 ano "C"

    ResponderExcluir
  15. "O cortiço"
    Camila lima de sousa.
    o livro e otimo,gostei muito so porque o final e um pouco sem sentido.
    E um livro que tem a liguagem popular,de pessoas pobres que mora junto em um cortiço,
    com varias brigas a varias festa em comunidade...
    2 ano C

    ResponderExcluir
  16. Aluno : Pablo Gutierre 2° C
    Livro : O Alienista

    O livro O Alienista , é um livro muito interessante , pois , retrata da vida de um cara que ficou louco de tanto estudar , que no final acabou se enternando na Casa Verde .

    ResponderExcluir
  17. Aluno: Gaspar Junior de Melo
    Serie:2º D


    Ao ler "HELENA" me deparei com um belo romance escrito por mACHADO DE ASSIs.a historia logo no inicio começa com a morte de um conselheiro que faz com que o inicio do livro passe a ser bastante interessante e faz tambem com que o leitor passe a ter suas primeiras curiosidades sobre a leitura.
    Eu adorei o livro pois ele ao longo de seus acontecimentos conta muitas historias que deixam um ar de suspense e que da um sentido realista da historia e alias esse livro ja foi tao bem lido que ja virou ate novela...

    ResponderExcluir
  18. "O cortiço"
    Francielly de castro
    O joão romão foi muito irresponsavel,sem vergonha,ladrão tanto e que ele roubava materias de contrução da pedreira para construir o cortiço mentiroso,tanto e que foi amande da betoleza e mentiu para ela com a carta de lebertação de euforria mas essa carta era falsa....
    seria:2 ano C

    ResponderExcluir
  19. Aluna: Lidiane Lopes Pereira Série: 2ano D

    O livro Helena tem tudo haver com que nós estamos estudando e também tem muitas palavras que é presico de um entendimento maior.O livro de Machado de Assis è muito interessante pois quando ele fala de um lugar,não deixa de falar nada como por exemplo se tiver um porta retrato na parede ele especifica todos os detalhes.

    ResponderExcluir
  20. Livro Literário: "Helena" - Machado de Assis
    Aluna: Vanessa Borges
    Série: 2º ano D

    Bom, esse romance do autor Machado de Assis, é muito interessante, um belo escritor que vale a pena ler suas obras.
    Agora quero falar sobre "Helena", alí mostra que ela era uma mulher forte, guerreira, enfrentando tudo e tal... E no começo do livro conta de um homem o pai adotivo de Helena que deixa uma herança a ela, e então ela é recebida pela familia... e nesta convivência com a familia gera uma paixão entre Helena e seu irmão, e tal... Achei um drama total, apesar da triste e sentimental história, que tem um final surpreendente...

    *-* Mas valeu a pena ler!

    ResponderExcluir
  21. Ludmilla Alves Oliveira15 de setembro de 2011 às 17:48

    Livro:O Cortiço
    Aluna:Ludmilla Alves Oliveira
    Série:2º ano D

    O cortiço é um livro de Aluísio Azevedo, que conta varias histórias de pessoas comuns que tem muitos sonhos, ambições, e muita perceverança.Este livro nos mostra que há muitas pessoas que não valorizam os valores humanos, e passam por cima de tudo e de todos para alcanssar seus objetivos.Mas este livro deixa uma lição de não adianta posição social,se não houver alguns valores humanos.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Ketllen Antunes Santos15 de setembro de 2011 às 19:57

    poow, cade o livro '' a mão e a luva''² ?
    mesmo nao tendo aqui, vou falar um pouquinho sobre ele, conta a historia de uma moça ambiciosa, que tem três pretendentes mais acaba escolhendo o mais ambicioso e bem posicionado socialmente, que é o Luís Alves, desprezando Estevão que a amava de verdade,
    tipo, ela é esperta né, ta certinha, eu faria o mesmo, na minha opinião foi uma ótima escolha!

    Aluna: Ketllen Antunes Santos
    Série: 2 ºc

    ResponderExcluir
  24. livro : a mão e a luva
    é um ótimo livro, muito interessante,
    não foi uma boa escolha a da Guiomar, mais foi o que ela achou melhor!!!!


    Andressa França Marinho
    2 ''c''

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. o livro é bem legal, pois o cara é louco por estudos e acaba achando que os outros que são doidos.

    thaynara santana 2°c

    ResponderExcluir
  27. achei esse livro legal, pq o cara acha que qualquer um que questiona ele quando se refere as pessoas que ele colocou na casa verde é doido ele acha que as pessoas tambem são doidas.

    welson david 2°c

    ResponderExcluir
  28. BEATRIZ CRISTINA 2"D"
    LIVRO:MEMORIAL DE AIRES

    ESTE LIVRO,COMO EM TODAS AS OBRAS DE MACHADO DE ASSIS RETRATA SEMPRE MUITO A REALIDADE DA EPOCA, E UM LIVRO QUE CAUSA CURIOSIDADE EXPLICA CADA FATO COM MUNUOSIDADE O QUE DA UM POUCO DE TEDIO POREM ISSO NOS FAZ IMAGINAR OS ACONTECIMENTOS E FAZ COM QUE AGENTE SE INTERESSE POR ELE

    ResponderExcluir
  29. Aluno:Eduardo oliveira
    Serie:2ºD
    Livro: O Cortiço Aluízio Azevedo
    O Cortiço Conta uma realidade de pessoas que passam Por Dificudades na vida para conseguir oportunidades Melhores,comenta sobre o Aduterio de homens e mulheres que não se contenta com uma so pessoa.

    ResponderExcluir
  30. Aluna:Gabriela Oliverira
    Serie:2ºD
    Livro:O Cortiço Aluízio Azevedo
    O Cortiço mostra a realidade da sociedade A Convivencia entre pessoas Sonhos e ambiçoes
    O Livro nos mostra Do que as pessoas são capazes de fazer para alcançar seus objetivos

    ResponderExcluir
  31. Livro: O Cortiço
    O livro "O Cortiço" de ALUISIO AZEVEDO e um livro naturalista, que mostra a classe baixa e os problemas delas.
    ALUNA: Thaynara Borges da Silva
    SERIE/TURNMA: 2° ANO "B"

    ResponderExcluir
  32. Aluno: Dheiso Araujo Pereira Serie:2º Turma:A

    Livro: O Alienista

    Como toda obra de machado de Assis teve sua ironia impossível de não notar, o modo como se inicia normalmente e depois o rumo que a história toma e muito divertido, Imagine se as pessoas fosem internadas por serem o que é, porem o melhor de tudo e vc poder imaginar os personagem da forma q vc quiser, por fim um ótimo livro vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  33. milka 2ºanoA
    no filme memorias postumas de BRAS CUBAS neste filme deu pra perceber que a historia e bem diferente do romantismo pois a maneira q ele via as pessoas,e q tambem naquela epoca as mulheres eram bonitas e com nenhuma mulher com nenhum defeitos ao contrario do filme,q havia uma jovem q era cocha,e q bras cubas deu-lhe um beijo,mas nao parava de pensar uma moça tao bonita mais q era cocha.Pois varias coisas q ha no filme q e bem diferente da epoca do romantismo.

    ResponderExcluir
  34. Aluna:Andressa Narciso de Oliveira
    série:2º "A"

    Filme:Memórias Postumas de Brás Cubas

    O Filme tem características realista porque não idealiza a mulher como perfeita, também mostra a traição de Virgília com Brás Cubas.

    ResponderExcluir
  35. marcia maiara 2°ano
    o que eu posso comentar a respeito do livro memorial de aires é que é uma historia bem interessante de se estar lendo pois mostra que apesar de tudo de ruim que pode acontecer na vida de alguem pode se recomecar do zero e ser feliz.

    ResponderExcluir
  36. aluno:weverton pereira dias serie:2ºA filme:memórias póstumas de bras cubas O filme trata um pouco da historia de machado,e é muito interessante,pois foi muito grande sua trajetória de lá pra cá.hoje com o filme sei bem um pouco de sua historia e ninguem me contou eu vi.

    ResponderExcluir
  37. Aluno:Ismael Santos Almeida:2° Turma "A|"

    livro: O Alianista

    Eu gostei de ler o livro pois ele relata muitas coisas
    enteresantes.

    ResponderExcluir
  38. Ana Joyce 2°ano
    livro:O cortiço
    Este livro de Aluísio de Azevedo retrata uma história bem comum tanto no Brasil quanto no mundo; uma história que retrata a pobresa as difuculdades ao qual as pessoas passam no mundo todo tendo que viver todos em um só lugar uma casa sob a outra. este livro só não gostei do final tbm por que eu não entendi.

    ResponderExcluir
  39. Aluna:Rayane Barbosa de Farias.Serie:2°Turma:A

    Livro:Dom Casmurro Altor:Machado de Assis

    Bem o livro e bem interresate fala sobre o Romance de Bentinho e Capitu.so que tem um ponto de misterio pois o filho de bentinho com catipu se parece muito com o melhor amigo de bentinho Escobar.mas gostei do livro apesar de tudo bentinho nao deixou de viver a vida dele ele viveu cada dia da sua vida sem se arrepender,isso nos deixa uma mensagem muito boa que apesar de tudo de ruim q a vida nos traz nao devemos deixar q a tristeza nos consuma e temos que seguir em frente...

    muito legal o livro
    GdM

    ResponderExcluir
  40. Aluna: Andreza Vieira Silva 2° turma A

    livro:O Alienista

    O livro é muito engraçado pelos fotos sitados dentro dele todas as obras de Machado de Assis são muito legal vale apena ler

    ResponderExcluir
  41. Ana Joyce 2°ano A
    livro:O cortiço
    Este livro de Aluísio de Azevedo retrata uma história bem comum tanto no Brasil quanto no mundo; uma história que retrata a pobresa as difuculdades ao qual as pessoas passam no mundo todo tendo que viver todos em um só lugar uma casa sob a outra. este livro só não gostei do final tbm por que eu não entendi.

    ResponderExcluir
  42. marcia maiara 2°anoA
    o que eu posso comentar a respeito do livro memorial de aires é que é uma historia bem interessante de se estar lendo pois mostra que apesar de tudo de ruim que pode acontecer na vida de alguem pode se recomecar do zero e ser feliz.

    ResponderExcluir
  43. LORRANE 2°anoA
    o filme memorias postumas de BRAS CUBAS trata de uma historia realista,e muito interessante de estar conhecendo,pois fala de um acontecimento q ocorreu na vida de bras cubas.

    ResponderExcluir
  44. Aluna:Mara Núbia Serie:2°A

    Livro:"O CORTIÇO" autor:ALUÍSIO DE AZEVEDO

    Este livro de Aluísio de Azevedo é muito interessante,por ser uma história de romance naturalista,onde o autor procurou esclarecer uma visão coletiva.O livro se tem de tudo um pouco,ele relata histórias de várias pessoas de um cortiço.Aluísio de Azevedo usou de sua criatividade para mostrar aos leitores como as pessoas são influenciadas em seu ambiente.É um romance ótimo de se ler,apreciar e entender o real motivo de se criar o realismo-naturalismo na literatura aproximando a ficção da realidade.

    ResponderExcluir
  45. Aluno: Ismael Santos Almeida 2° "A"

    livro: O Alienista

    Eu gostei de ler o livro pois ele tem coisas engraçadas , como os doidos da casa verde , o padre o simão muitas coisas engraçadas e o Machado de Assis é um grande escritor.

    ResponderExcluir
  46. Wesley Narciso 2ºano "A"

    livro: O Alienista

    O livro O Alienista é bem divertido é tambem é muito interessante pelo fato de ser bastante realista, Machado de Assis foi um dos maiores escritores que o Brasil já teve devido a suas grandes obras, exemplo disso é o livro o Alienita.
    Estão todos convidados para se divertir com a hitória do livro o Alienista

    ResponderExcluir
  47. Aluna:Maria das Dores do 2° ano turma :"A"

    Livro:O Alienista

    O alienista é uma divertida história de Machado de Assis que conta que o alienista é um médico chamado Simão Bacamarte que quer descobrir a cura da razão e a ciência da loucura e isso faz com que vire uma excelente história com suspense, medo,sustos e uma combinação de emoções em um só livro ,muitas coisas inexplicavéis.............Isso é um humor sem piadas!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  48. Aluna:Natanne Pinheiro de Siqueira
    Série:2º "A"
    Filme:Memórias Postulas de Brás Cubas

    O Filme é bem diferente das histórias do romantismo pois la nem todas as mulheres são perfeitas. Mas de certa forma foi bem divertido. A forma de começar a história pelo fim foi bem interessante.

    ResponderExcluir
  49. Liliana 2°ano B
    livro: O Alienista

    este livro de Machado de Assis é muito interessante porque a historia é diferente da literatura brasileira,e prende quem esta lendo em cada capitulo do livro e a historia é um pouco sem sentido mas é bem legal.

    ResponderExcluir
  50. Aluno- Flávio 2 Ano"B"
    O livro que eu tive oportunidade de eu ler foi o livro"DOM CASMURRO MACHADO DE ASSIS",e um livro,pequeno porem meio interpretador de se ler,fala que o autor conta uma vida de um garoto no final do século passado narrado em 1 pessoa deixando a duvida se estes acontecimento aconteceram ou nao na vida do autor.Mais na verdade e um bom livro independentimente dos seus significados e uma boa leitura para ser lida e interpretada...
    *FLÁVIO PEREIRA DE SOUZA--2 ANO "B"

    ResponderExcluir
  51. Eliandra 2°anoB
    Livro: O Alienista
    Essa história e um pouco sem sentido mas ela e muito legal e divertida .É retratado o realismo, porque no realismo fala da mulher como ela realmente é,a historia nao idealiza a mulher como no romantismo.

    ResponderExcluir
  52. Aluna:Maressa Mylla Neves SIlva
    serie:2D
    Livro:O Cortiço
    O Cortiço é um livro interessante, a historia se desenvolve rapidamente , não á rodeios, os perssonagens são bem diferentes ums dos outros, com as características proprias do realismo, com defeitos com qualidades.A única parte que era a principal de todas(que é o final) eu não gostei,faltou emoção,ficou vazio.

    ResponderExcluir
  53. Taìs 2°ano B
    Livro:O alienista

    Essa obra literária e de um dos maiores escritores que o brasil já teve JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS,esta historia é muito legal pois cada capitulo e melhor que o outros,è com este livro eu pude entender que nem tudo o que parece è.

    ResponderExcluir
  54. Aluno:Adielton Rodrigues silva
    Serie:2° "B"
    Filme:Memorias postumas

    Eu achei o filme super legal,nele havia um homen que morreu e estava contando sua historia que no inicio estava super estranho mais depois ele explico o porque ai que eu fui entender a historia.

    ResponderExcluir
  55. Aluno:Jefferson dos Santos Barros nº15
    2º ano B
    Livro: Ressurreição

    Gostei de ler ele porque nos mostra a realidade dos fatos, o que acontessem na vida de muitos casais, que nem sempre na vida tem seus finais felizes.

    ResponderExcluir
  56. aluna: Jéssica Vieira da Silva
    série: 2°B
    LIVRO: O Alienista

    O livro O alienista é bem interessante e de certa forma muito divertido pelo fato de que as pessoas estavam sendo presas por serem elas mesmas.

    ResponderExcluir
  57. Eu achei o livro bastante interessante, um tanto confusa e envolvente.
    quando você imagina como será fim da história , você se surpreende. É um romance um tanto realista. Eu particularmete gostei do livro que li.

    Aluna: Layla Ruthielly
    Série: 2° "B"
    Livro: A mão e a Luva.

    ResponderExcluir
  58. aluno:marcos alef
    serie:2° "B"
    filme:memorias postumas


    eu gostei muito do filme porque o autor conta sua historia de morte de um jeito bem diferente e isso deixa o filme meio que interessante

    ResponderExcluir
  59. Aluna: Nayara de Freitas Leal
    Série: 2º "B"

    O Livro: O Alienista

    Bom com contrastes da realidade com um pouco do romantisto, da parte de um dos personagens. Super enteresante um cara que se é cientista procura proporcionar a cura para todos da loucura sem ao menos conhecer de seu próprio desiquilíbrio.

    ResponderExcluir
  60. Tais 2°ano B
    Livro:O Alienista

    Essa obra literaria e de um dos maiores escritores que o brasil ja teve MACHADO DE ASSIS,essa historia e muito leal ,e eu pude entender que nem tudo o que parece è

    ResponderExcluir
  61. Aluna: Jennyfer Alves da Silva
    Série: 2° "B"
    Filme: Memórias Póstumas de Brás Cubas

    Para começar digo que achei de extrema criatividade a ideia de contar a histório apartir do fim. É uma maneira de atrair as nossas atenções para transmitir a sua mensagem. Achei bem interessante. Gostei

    ResponderExcluir
  62. ALUNA: FRANCIELE RAMOS
    SERIE: 2 ANO B
    LIVRO: A MÃO E A LUVA

    O livro foi muito interessante relata sobre um amor antigo
    e os relatos acontece rapido. O livro trata-se de um romance
    realista; com carecterísticas proprias de um ralismo. o livro é muito diferente de muitos outros livros que conta mais sobre o romantismo ilusitório.

    ResponderExcluir
  63. 2º B
    Livro Dom Casmurro
    Este livro e muito interessante por varios pontos, ele não e facil de ser compreendido mais quando se começa a ler nos envolvemos completamente com a hitória.
    E um romance dramatico, que tem um fim triste diferentes de muitas outras histórias e este livro nos mostra até mesmo uma lição de moral.

    ResponderExcluir
  64. O Filme Memória Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis .
    Eu gostei muito, até onde assisti, mostra coisas do realismo onde o rapaz procura a moça pela beleza, achei interessante que o outor mostra a sua auto - biografia, contando a história começando pela sua morte, e depois de quando nasceu, isso ajuda a prestarmos mais atenção para conseguirmos entender. É bem interessante os fatos de tempos atrás.

    Aluna: DARLLEN JANNE
    Série : 2° ano B

    ResponderExcluir
  65. Wuender vinicius de souza martins.
    2º B

    Memórias Póstumas

    Eu achei o filme massa ate o momento que vi.
    O filme e tipo uma comedia,so que ao mesmo tempo dramatico,pois ele morre e depois volta como difunto,para contar como que foi os fatos mais importantes de sua vida.

    ResponderExcluir
  66. JACQUELINE DE SOUZA GOMES23 de setembro de 2011 às 14:25

    O livro o alienista e uma literatura realista que nos mostra exemplos real,um famoso especialista que dedica sua vida a descobrir ciencia da razao e da loucura mas ele se tornou presa presa para sua loucura e perdeu tudo que tinha, vivendo a vida a estudar sobre si proprio e morrendo.
    E eu gostei muito isso me fez analisar muito a minha vida...
    JACQUELINE DE SOUZA GOMES 2 ANO A ENS.MED. MATUTINO

    ResponderExcluir
  67. JACQUELINE DE SOUZA GOMES23 de setembro de 2011 às 14:32

    No filme memorias postumas de BRAS CUBAS vemos um romantismo que tambem nos mostra a realida que a mulheres eram lindas mas tambem tinha defeitos eu adorei esse filme
    ALUNA:JACQUELINE
    SERIE:2° A
    MATUTINO

    ResponderExcluir
  68. danielson 2ª"A"
    Memorias postumas de bras cubas
    o filme e muito engraçado porque o homem morre e
    volta como difunto para contar sua tragetoria que
    é tanbem um pouco dramatica...
    que tanbem fala um pouco do realismo,onde o homem so procura mulheres bonitas

    ResponderExcluir
  69. Roniel santos da silva
    2ºano"A"
    Filme:memorias postumas de Bras Cubas

    No filme memorias postumas de Bras Cubas mostra que no romatismo as mulheres eram lindas,pois nem todas eram perfeitas,algumas tinham defeitos.
    Eu achei muito engraçado é interessante...

    ResponderExcluir
  70. aluno:Romario carvalho de jesus
    2 ano "B"
    livro:O ALIENISTA
    O QUE EU ACHEI DO LIVRO E QUE ELE E MUITO INGRAÇADO. E ENSINA A GENTE A LIDAR MAIS COM AS PESSOAS E ENTENDER QUE NEM TODOS SAO DOIDOS,E PODEMOS OBSERVAR QUE NO INICIO O PERSONAGEM PRICIPAL PENSAVA
    QUE TODOS ERAM DOIDOS MAS NA VERDADE ELE QUE ERA DOIDO

    ResponderExcluir
  71. Aluno: Gabriel soares cardoso
    2 anos "B"
    Livro: Dom Casmurro

    o LIvro é bem interessante diria que é uma historia de sugação é frenetica para ver o termino dela....mais me deparei com uma historia triste, não harmonica, uma vida um pouco cruel do personagem principal é pra mim essa leitura trouxe no entanto um final depressivo, um final de carreira solitario coisa que nem um ser humano deseja passar nos seus dias de velhice ou melhor ultimos dias! é isso ai meu ''comentario Critico''do livro que li.

    ResponderExcluir
  72. Gostei muito da participação dos alunos nesta atividade.Parabéns à todos.
    Eliédina

    ResponderExcluir