Projetos

  • África: um continente próximo 
            Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Colégio Estadual Colina Azul da cidade de Aparecida de Goiânia.
            A ação proposta visa promover a conscientização da comunidade escolar no que diz respeito ao combate do preconceito racial, cultural e religioso, vivenciado pelos grupos minoritários e marginalizado em nossa sociedade desde a colonização européia.
            A lei 10.639 prevê a inserção de estudos da história e cultura da África no currículo escolar propondo a valorização e inserção do negro na sociedade brasileira, visto que elementos étnicos e culturais africanos fazem parte da realidade sócio-histórica, econômica e cultural da sociedade brasileira. Assim, de acordo com a lei 10639/2003 que altera a lei 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro Brasileiro”, e dá outras providências. Dessa forma o conteúdo programático deve incluir História da África e dos africanos, assim como a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da nossa sociedade, visando resgatar a contribuição do povo negro na constituição do povo brasileiro.
            No entanto é notório que esta temática não faz parte do currículo escolar da grande maioria dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio do nosso país.
            Com o projeto “África – um continente próximo” tem-se procurado trabalhar a história da África e enfatizar a cultura afro brasileira no processo de formação e valorização da identidade cultural do Brasil; conscientizar o aluno sobre a importância de herança africana ressaltando toda contribuição histórica da população negra para o desenvolvimento da humanidade. Assim, temos buscado promover a interdisciplinaridade entre História, Sociologia, Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, Artes, e cultura religiosa, analisando e discutindo as relações etnicorraciais, sociais, culturais no espaço escolar e propondo ações coletivas para a superação do racismo.

  • Banda Marcial
          A música representada pelo projeto música na escola (Banda Marcial), propõem integrar e sociabilizar os participantes, despertando nos mesmos o espírito de equipe, a consciência cultural, individual e coletiva, além do desenvolvimento psíquico, físico, intelectual e social. Experimentar de forma prazerosa a apreciação musical e o desenvolvimento coreógrafo, no qual, enriquece significativamente o aprendizado artístico cultural dos alunos dando-lhes oportunidade de emitirem juízo a respeito das diversas culturas musicais e elementos do movimento corporal. O projeto música na escola é sem dúvida um veículo indispensável à condução do processo artístico cultural dos alunos ela tem grande importância numa escola, pois  enriquece e enobrece a mesma, através das apresentações e das manifestações culturais em que esta inserida.
            A banda oferece aos participantes condições favoráveis ao desenvolvimento das atividades de forma que os mesmos promovam a cultura na mais perfeita harmonia, tanto na corporação, quanto na escola e comunidade, a qual representa enfatizando a paz como princípio universal.
 
  • Comissão de Frente
          O nosso projeto visa levar o aluno a desenvolver conceitos, habilidades, competências, conhecimentos estético e artístico, exercitando a cidadania e enriquecendo seu legado cultural como fator sócio-educativo contribuinte ao processo de ensino.
         Objetiva ainda formar uma corporação na Unidade Escolar apta a se apresentar em eventos culturais envolvendo a escola e a comunidade local e apresentações em comunidades vizinhas.
            De acordo com a nossa realidade o conteúdo é baseado no processo gradativo de aprendizagem dos alunos de nossa corporação para o alcance da meta é utilizado o ensino diariamente.

  • Conselho Escolar
No link abaixo você poderá ler o estatuto do nosso Conselho escolar.

  • Correção de Fluxo
           Considerando a necessidade urgente de aplicação de medidas que visam à melhoria dos aspectos sócio-culturais dos nossos alunos visto que, estão inseridos numa comunidade carente e ausente de visão da educação como ponte para uma formação intelectual e profissional. O presente projeto visa oferecer meios de correção de distorção idade/série, pois acredita-se que tal fator seja o principal motivo do elevado índice de evasão, abandono e a falta de interesse pela educação como temos observado entre os nossos alunos.
           Como descreve a lei de diretrizes e bases da educação o fluxo normal de aprendizado ao longo da segunda fase do ensino fundamental deverá ser concluído quando o aluno completa 15 anos. Desta forma, os alunos que se encontram à margem da situação, estão em atraso escolar, pois estão inseridos numa estatística de repetência, evasão e progressão parcial.
           Observando os aspectos acima descritos, a unidade executa este projeto  atendendo (01) uma turma com um total de 25 (vinte e cinco)  alunos matriculados no 8º ano, todos em distorção idade/série, matriculados no turno vespertino com o núcleo de disciplinas básicas e no contra turno (matutino) com as aulas de Educação  Física, Artes e reforço pedagógico para acompanhamento das atividades de casa.

  • Educação Inclusiva
      O Colégio Estadual Colina Azul, atende alunos portadores de necessidades especiais, onde os professores regentes, apoio, Coordenadores, Gestor e Psicólogos, vem desenvolvendo um trabalho em parceria para que esses alunos se sinta com direitos iguais; onde a auto-estima deles sejam colocados em ação e, eles percebam que são seres importantes na sociedade atual em todos aspectos: sociais, morais e intelectuais.
          Parte dos alunos inclusivos  desta Unidade Escolar estão realizando um curso de auxiliar administrativo no SESI, com o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho.
           Os professores e os profissionais da Unidade Escolar tem sido preparados, para receber esses alunos com necessidades específicas para que ocorra a verdadeira inclusão social, em contra partida, os alunos têm muito interesse, querem participar e realizar todas as atividades, nas quais, lhes é proposta.
         Tem sido importante a parceria da família com a escola neste projeto. Por meio dessa iniciativa, o Colégio Estadual Colina Azul busca facilitar o acesso das famílias ao cotidiano da escola e, deste modo, estimular a participação dos pais na trajetória educacional dos filhos, como forma de colaborar com a melhoria do aproveitamento escolar.

  • Espaço de cidadania
       O projeto espaço de cidadania tem por objetivo transformar o ambiente escolar em ambiente comunitário. Abrindo a Unidade Escolar nos finais de semana, com o propósito de estabelecer relações mais próximas entre a escola e a comunidade local, desenvolvendo atividades ligadas as áreas da cultura, do esporte e da educação.
            Com o auxilio de bolsistas desenvolvemos atividades como: dança, capoeira, artesanato, oficina de Matemática e Português, campeonato de futsal, voleibol, eventos musicais, informática (básica) e novas atividades que poderão ser incorporadas no decorrer do ano.
            A escola funciona como peça fundamental no processo de democratização, onde as tentativas são importantes no sentido de possibilitar que a sociedade tenha oportunidade de conhecer e ampliar noções relacionadas a diversos ramos do conhecimento.

  • Horta Escolar
    A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.
       O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender.
    A colheita após higienização realizada pelas merendeiras é servida como parte da merenda escolar reforçando a alimentação dos alunos e proporcionando maior variedade nas opções presentes A colheita é feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças.

  • Laboratório de Ciências
    O mundo de hoje exige um cidadão participante, consciente dos problemas, autônomo, capaz de acompanhar o desenvolvimento tecnológico, devendo não somente perceber a realidade, como também participar e interferir, avaliando e identificando os problemas a fim de propor soluções.
      No entanto, o mundo atual se mostra caótico e em conseqüência o conhecimento é fragmentado. O grande desafio da escola tem sido estabelecer a interdisciplinaridade e contextualizar o conhecimento com o objetivo de torná-lo significativo para o aprendiz. No Colégio Estadual Colina Azul, as atividades desenvolvidas nos Laboratórios de Ciências da Natureza visam, principalmente, estabelecer ligação entre os componentes da área, entre esta e outras áreas.
        Para o ensino das Ciências da Natureza faz-se necessária a experimentação para que o aluno entenda-as como um todo. Com as aulas de laboratório possibilitamos que a aprendizagem se concretize com maior facilidade.
       O trabalho em grupo, muito estimulado, possibilita o desenvolvimento de habilidades como: cooperação, respeito e solidariedade, de forma a compartilhar curiosidades e conhecimentos.

  • Laboratório de Informática
       A finalidade desse projeto é possibilitar o acesso dos alunos e funcionários do Colégio à rede de tecnologia da informação tornando-se fator de motivação e interesse, como algo novo por se tratar de uma atividade desafiadora dentro de um processo de ensino escolar.
            Os objetivos desse projeto são bem delimitados e claros aos professores e alunos. Em razão de que, estão inseridos em todas as disciplinas escolar, sob a forma de ensino multidisciplinar ou interdisciplinar, os planejamentos são realizados de forma conjunta, separando os objetivos comuns dos específicos de cada disciplina mantendo um espírito cooperativo. O professor sempre procura orientar o trabalho dos alunos em todo o processo, motivando-os a buscar formas de se alcançar os objetivos propostos.
            Percebe-se então, que a partir de um simples contato por e-mail, podemos incentivar a montagem de projetos mais complexos, exigindo a capacidade de pesquisa, armazenamento de dados, informações, organização, interpretação, relações e inter-relações dos mesmos. O professor organiza as discussões e debates entre os alunos acerca do que se tornou significativo ou instiga dúvidas e curiosidades, mediando conflitos, para despertar a necessidade de se trabalhar com os alunos diversas habilidades e competências.
            Sendo assim os alunos tendem a descobrir, criar e recriar novos meios para o ensino - aprendizagem no laboratório para enriquecer o trabalho escolar, tendo a rede como instrumento que colabore para a comunicação e a pesquisa.

  • Laboratório de Línguas
       A finalidade deste projeto é despertar e refletir a importância da integração das Línguas no âmbito escolar com maior abrangência de interação da linguagem verbal e não verbal.
           O papel fundamental do uso do laboratório de Línguas, então, é permitir que o educado desenvolva o gosto e interesse pelos recursos expressivos das linguagens, relacionando os textos e seus contextos através de observação de natureza, função, organização e estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção.
            Dessa forma, o aluno despertará a competência comunicativa integrando as variantes no ato da leitura e conservação para desenvolver sai criatividade na elaboração das atividades propostas, proporcionando melhoria e crescimento no processo de ensino-aprendizagem.
           O objetivo fundamental deste é visar maior integração e participação do aluno nas aulas de Línguas estrangeira e materna proporcionando um conhecimento vasto de ambas.
          Assim, as práticas podem se converter em ato espontâneo e estimulante, desencadeador de momentos agradáveis de aprendizagens.

  • Mais Educação
     A educação integral constitui ação estratégica para garantir atenção e desenvolvimento integral às crianças, aos adolescentes e jovens, sujeitos de direitos que vivem uma contemporaneidade marcada por intensas transformações e exigência crescente de acesso ao conhecimento, nas relações sociais entre diferentes gerações e culturas, nas formas de comunicação, na maior exposição  aos efeitos das mudanças em nível local, regional e internacional.
        Ela se dará por meio da ampliação de tempos, Espaços e oportunidades educativas que qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado dos alunos.
        Não se trata, portanto, da recriação da escola como instituição total, mas da implicação e da articulação dos diversos atores sociais que já atuam na garantia de direitos de nossas crianças e jovens na co-responsabilidade por sua formação integral.
       
O projeto Mais Educação tem como atividades oferecidas no Colégio Estadual Colina Azul.

Acompanhamento pedagógico de Matemática
            Compreensão dos processos básicos da construção do pensamento lógico-matemático, resolução de problemas cotidianos por meio dos conhecimentos matemáticos. Potencialização de uma aprendizagem matemática significativa, contemplando a interdisciplinaridade com outros campos escolar.

Acompanhamento pedagógico de Ciências
             Compreensão dos aspectos biológicos e dos aspectos sociais (culturais) do ser humano e do mundo que o cerca.

Informática e tecnologia
             Promove a apropriação crítica das novas tecnologias de informação e comunicação, contribuindo para a alfabetização tecnológica e formação cidadã de crianças e adolescentes.

Judô, Voleibol, Futsal.
            Atividades baseadas em práticas corporais e lúdicas por meio de oficinas esportivas promotoras de práticas sociabilidade, construção de regras para o resgate da cultura local bem como o fortalecimento da diversidade cultural.

  • Mostras Culturais

        O Colégio Estadual Colina Azul realiza há nove anos a Mostra Cultural, essa atividade possui o objetivo de incentivar nos alunos a criatividade e a habilidade artística, unindo a produção artística pessoal e os conhecimentos técnicos dos processos de criação. E no ano de 2009 não foi diferente, foram mais de quinze dias de preparação, mas valeu a pena.
        A IX Mostra Cultural do Colégio Estadual Colina Azul, mais uma vez surpreendeu a todos por causa da criatividade e qualidade dos trabalhos apresentados.

        Neste ano foram usados como temas:

Linguagens Códigos e suas Tecnologias.
Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Matemática e suas Tecnologias. 

         Todos os professores realizaram seus projetos em parceria com os alunos, no qual, podemos chamar de superação tendo em vista o pouco recurso financeiro.
         Dentre o tema destacamos os projetos: "Dia de Los Muertos", "A Arte no Mundo Contemporâneo como Inclusão Social", "Tecendo a Liberdade e o Prazer da Leitura dos Gêneros Textuais, orais, escritos e suas Tecnologias", "A Biologia como Experimento e Descoberta", "O Jogo na Matemática", "Aprendendo e Reciclando".
          Por fim a Mostra Cultural se trata também de responsabilidade social e integração escolar. Isso nos tem possibilitado a recriação de espaços para que os sujeitos se expressem com todo o seu vigor e contradição.

  • Pé na Estrada
         O Projeto Pé na Estrada tem como objetido aliar o conhecimento produzido em sala de aula e viagens de estudo. O projeto vem sendo desenvolvido pela Unidade Escolar com recursos do PDE e dos próprios alunos.

Viagens previstas para o ano de 2011:

Base Aérea de Anápolis - Anápolis - GO
Público Alvo: Alunos da 3ª série do Ensino Médio

Memorial do Cerrado - Goiânia- GO
Público Alvo: Alunos da 1ª série do Ensino Médio

Pirenópolis - GO
Público Alvo: Alunos da 2ª série do Ensino Médio

Cidade de Goiás - GO
Público Alvo: Alunos da 2ª série do Ensino Médio

Brasília - DF (Zoológico)
Público Alvo: Alunos da 2ª série do Ensino Médio

Brasília - DF (Roteiro histórico)
Público Alvo: Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

  • Prevenção e combate ao bullying escolar
     Toda a sociedade tem o dever de prevenir e evitar o bullying, principalmente profissionais ligados a educação, saúde e segurança.
      A escola além de avaliar o bom desempenho dos estudantes pelas notas dos testes e cumprimento das tarefas  deve perceber e monitorar as habilidades ou possíveis dificuldades que possam ter os jovens em seu convívio social com os colegas. Passa a ser atitude obrigatória daqueles que assumiram a responsabilidade pela educação, saúde e segurança de seus alunos, pacientes e filhos, observar e averiguar os relacionamentos sociais destes.
     Consideramos então necessário incentivar ações anti-bullying  na escola,  que sejam ser  dinâmicas  e diferenciadas. As estratégias desenvolvidas consideram sempre as características sociais, econômicas e culturais da nossa comunidade.
      O envolvimento de professores, funcionários, pais e alunos tem sido fundamental para a implementação de projetos de redução e combate ao bullying. A participação de todos visa estabelecer normas, diretrizes e ações coerentes. 
      Nossas ações devem priorizam a conscientização geral; o apoio às vítimas de bullying, fazendo com que se sintam protegidas; a conscientização dos agressores sobre a incorreção de seus atos e a garantia de um ambiente escolar sadio e seguro.
     
  • Rádio Escola
              O Laboratório de Rádio do C.E.C.A. foi inaugurado em Abril de 2005 durante a gestão da Profª Maura Campos. Os equipamentos do 1º laboratório foram doados pelo MEC em parceria com a UNESCO. Cursos de capacitação foram ministrados por professores da USP e jornalistas/radialistas goianos formados pela UFG.

        Durante a gestão da Profª Miriam, novos equipamentos foram adquiridos para melhoria da programação oferecida pela Rádio Central Jovem.
            A Rádio Central Jovem funciona hoje nos três turnos trazendo descontração nos horários de intervalo e informações pertinentes sobre a comunidade escolar e atualidades.

Colaboradores:
Profª Dinamizadora: Ariane Marzzio,
Locutor Voluntário: Francis
Djs e Técnicos de som: Acsgleison, Ariadne Neves, Haroldo Wagner, Keila Miliane, Maycon, Renata e Lucas.

2 comentários:

  1. eu fico muito revoltada com essas viagens por que e assim todo ano, quando eu fazia o 9° num teve viagem nenhuma agora tem viagem pra brasilia!
    e pro 1° tem so uma la pro memorial do cerrado?
    a da um tempo!
    acho errado mesmo!
    :(

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  2. Rss.
    Bom, é que ao menos as que eu organizo precisam ter relação com o conteúdo visto em sala. No caso, uma para os 1º anos seria para Grécia, Roma etc.
    Seria chique, porém, bem caro.

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